Para início de conversa é bom vocês já saberem que o ornitorrinco é bem diferente dos outros animais que conhecemos especialmente pelas suas características. Este animal bonitinho que tem um aparente "bico de pato", assim como as aves pões ovos de onde nascem seus fihlotes , apesar disso é considerado um mamífero porque a mamãe ornitorrinco alimenta seus filhinhos com leite materno enquanto estes ainda são pequenos.
As fêmeas põe seus ovos em um buraco de mais ou menos 1,8 metros de profundidade. E normalmente a entrada principal para essa espécie de ninho fica em baixo da água. E como se isso já não fosse diferente o suficiente, seus ovos são moles e medem entre 2 e 2,5cm, parecem com ovos de cobra e tartaruga.
Os ornitorrincos conseguem se mover bem tanto na terra quanto na água, onde conseguem ficar submersos em até 5 minutos. São ótimos nadadores por suas caudas em forma de remo e os pés palmados. E um fato curioso é que quando estào na água fecham os olhos e os ouvidos.
Se alimentam de vermes, girinos, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos.
Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida. Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.
Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem exporões venenosos, que o animal usa para sua defesa.
E enfim uma curiosidade normal: Considerando a cauda, o ornitorrinco pode chegar a medir 60 cm de comprimento. Ele chega a viver por 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário